Coaching de Equipe

O profissional atento a sua carreira precisa usar estratégias mais eficientes para garantir o próprio sucesso e capitalizar as novas oportunidades, esse é o diferencial competitivo. Organizações globalizadas estão exigindo novos valores, novos referenciais e modernas práticas de Gestão.

Sinergia

O Coaching de Equipe é uma alternativa ao Coaching Executivo para trabalhar o desenvolvimento de competência dentro de equipes que buscam identificar e desenvolver competências, com o propósito de aumentar a produtividade, alavancar resultados, lidar com conflitos e diferenças, alinhar a visão, missão, objetivos e valores organizacionais, identificando bloqueios internos que estejam impedindo ou impactando resultados da equipe.

Trabalhar a diversidade e a complementaridade com foco em resultados

A principal característica de uma equipe é a de que seus membros possuam uma relação de trabalho relativamente estável, mantenham uma relação de interdependência, interajam de forma a influenciar ou ser influenciado, possuam conhecimentos, habilidades e comportamentos complementares, que tenham como prioridade as metas da equipe e que haja cooperação para que os resultados sejam atingidos com sucesso.

A quem se destina

O Coaching de Equipe se destina a grupos de uma unidade funcional, ou mesmo multifuncional, que têm objetivos e metas em comum. Os grupos devem ter um número mínimo de participantes, entre 6 a 8 pessoas, e um máximo de 20 a 24 pessoas.

modelo

Objetivos:

  • Ampliar a integração entre os membros da equipe.
  • Solucionar conflitos interpessoais que interferem no resultado da equipe.
  • Trabalhar papéis e responsabilidades.
  • Trabalhar a visão de complementariedade de competências.
  • Estabelecer compromissos individuais e da equipe.
  • Alinhar objetivos da equipe, com os objetivos propostos pela organização.
  • Maximizar resultados utilizando da sinergia dos membros da equipe.
  • Desenvolver competências relacionadas a trabalho em equipe, foco em resultados e liderança.

Exemplos de competências envolvidas em um trabalho de Coaching em equipe:

  • Alinhamento da pessoa, da equipe, com prioridades organizacionais.
  • Autoconhecimento e confiança mútua.
  • Clareza de objetivos, foco e capacidade de planejar.
  • Assertividade.
  • Comunicação interpessoal.
  • Cultura de aprendizado e de adequação de atitudes.
  • Desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.
  • Foco na solução e não no problema.
  • Liderança de equipe.
  • Produtividade individual alinhada à da equipe.
  • Respeito, confiança e aceitação entre os membros da equipe.
  • Relacionamento interpessoal.
  • Resiliência.
  • Responsabilidade por suas ações e resultados.
  • Satisfação pessoal e profissional.
  • Soluções inovadoras e melhorias contínuas.
  • Valorização das qualidades e habilidades individuais.

O programa de Coaching de Equipe propiciará aos participantes as seguintes vantagens:

  • Administrar conflitos e facilitar processos de negociação que levem ao consenso e alcance dos objetivos da equipe.
  • Capacidade de criar e manter comprometimento com um propósito comum.
  • Compreender os movimentos que acontecem no espaço social da equipe e no seu entorno.
  • Criação de um sentimento de pertencimento na equipe.
  • Criar opções, abraçar oportunidades e ampliar horizontes pessoais e profissionais.
  • Entender a equipe como uma célula que afeta e é afetada por outras células, que é parte de um sistema maior.
  • Estar aberto a receber feedback contínuo.
  • Exercitar a capacidade de comunicação: saber ouvir, perguntar, questionar, testar pressupostos e crenças.
  • Exercitar as competências interpessoais.
  • Exercitar o aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional
  • Reconhecer suas limitações, e as da equipe como um todo.
  • Saber atuar em situações de ambiguidade.
  • Ter visão sistêmica.
  • Trabalhar flexibilidade e versatilidade para lidar com a diversidade e com diferentes percepções.

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