Não basta querer ter um papel estratégico, é preciso sim conquistá-lo através de ações integradas e alinhadas com as formulações estratégicas.
Não basta querer ter um papel estratégico, é preciso sim conquistá-lo através de ações integradas e alinhadas com as formulações estratégicas. Para isso é preciso dominar a linguagem de negócios praticada pela organização, o que significa em primeiro lugar entender do "core business" e da linguagem de negócio, saindo de uma postura reativa de área demandada pelos clientes internos, para assumir uma posição proativa que ofereça soluções que passem a influenciar nos resultados organizacionais.
As proposições da área de gesto de pessoas devem ser no sentido de gerar valor para o negócio, de integrar e envolver pessoas de forma participativa, de criar novos desafios, de potencializar a capacidade de contribuição coletiva ampliando o sentimento de pertencimento e de reconhecimento por parte das pessoas.
Nesse sentido podemos contribuir no redesenho e estruturação da área de gestão de pessoas possibilitando que ela saia de um foco transacional para assumir um posicionamento mais estratégico. A ponte para essa transição passa pela reavaliação dos processos de trabalho, pela identificação de competências existentes, ou aquisição de novas, e adoção de práticas de gestão integrada, que possa conduzir a área a assumir seu novo papel.
O ponto focal desse trabalho é integrar as formulaes estratégicas, os valores e a cultura organizacional, com o modelo de gestão por competências, através do mapeamento, ou na avaliação de modelos existentes, que possibilite a consolidação com as demais práticas de gestão de pessoas. Veja abaixo uma síntese de um modelo futuro: