Gestão estratégica

Não basta querer ter um papel estratégico, é preciso sim conquistá-lo através de ações integradas e alinhadas com as formulações estratégicas.

Assuma um papel estratégico na organização

Não basta querer ter um papel estratégico, é preciso sim conquistá-lo através de ações integradas e alinhadas com as formulações estratégicas. Para isso é preciso dominar a linguagem de negócios praticada pela organização, o que significa em primeiro lugar entender do "core business" e da linguagem de negócio, saindo de uma postura reativa de área demandada pelos clientes internos, para assumir uma posição proativa que ofereça soluções que passem a influenciar nos resultados organizacionais.

Mudando a cultura organizacional

As proposições da área de gesto de pessoas devem ser no sentido de gerar valor para o negócio, de integrar e envolver pessoas de forma participativa, de criar novos desafios, de potencializar a capacidade de contribuição coletiva ampliando o sentimento de pertencimento e de reconhecimento por parte das pessoas.

Posicionamento mais estratégico

Nesse sentido podemos contribuir no redesenho e estruturação da área de gestão de pessoas possibilitando que ela saia de um foco transacional para assumir um posicionamento mais estratégico. A ponte para essa transição passa pela reavaliação dos processos de trabalho, pela identificação de competências existentes, ou aquisição de novas, e adoção de práticas de gestão integrada, que possa conduzir a área a assumir seu novo papel.

Integrar a formulação estratégica com os valores e a cultura organizacional

O ponto focal desse trabalho é integrar as formulaes estratégicas, os valores e a cultura organizacional, com o modelo de gestão por competências, através do mapeamento, ou na avaliação de modelos existentes, que possibilite a consolidação com as demais práticas de gestão de pessoas. Veja abaixo uma síntese de um modelo futuro:

Modelo EST

Por que fazer a Gestão Estratégica de Pessoas?

  • O propósito maior é fazer com que a área de gestão de pessoas fale e pratique a linguagem de negócios e que esteja em sintonia com a formulação estratégica.
  • Para participar do planejamento estratégico de forma atuante e em condições de influenciar direcionamentos no que diz respeito às pessoas.
  • Para que ofereça a organização caminhos e opções antes mesmo de receber encomendas ou mesmo ser chamada apenas para tirar pedidos.
  • Para que atue de forma proativa na identificação de competências que venham a influenciar no processo de atração e retenção de pessoas.
  • Para que utilize instrumentos, práticas e processos de gestão de pessoas de forma objetiva, que possa gerar consequências para o negócio e não como mais uma moda de mercado.
  • Para que as pessoas possam reconhecer nas ações de gestão de pessoas um fator primordial e de referência para se tomar decisões e/ou como direcionador para o crescimento pessoal e profissional.
  • Para contribuir para o amadurecimento e reconhecimento dos profissionais da área abrindo novos horizontes e novas oportunidades.

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