Acreditamos em gente, queremos e podemos ajudá-las, sem falsas promessas ou compromissos futuros. Nossa postura, crenças e valores, nos impede em vincular qualquer tipo de remuneração por parte dos participantes, que esteja diretamente relacionada a busca e obtenção de um novo emprego.
As oportunidades são muitas, elas estão em diversos setores do mercado, nas grandes cidades, no interior, fora do pais. Para uns elas não faltam, para outros elas são escassas e difíceis. Onde reside a base dessa desigualdade? Muitos são os fatores que levam a isso, os sociais, étnicos, regionais, e por ai vai... Mas boa parte dessas diferenças reside em nós mesmos. No nosso jeito de ser, na forma com fazemos nossas escolhas, como reajimos aos diversos estímulos apresentados pelo cotidiano. Como podemos melhorar nossas competências, tornarmos mais competitivos, e em condições conquistar mais oportunidades?
O tão famoso Currículum Vitae (CV), que enviamos para potenciais oportunidades, retrata um pouco do que somos, e por isso mesmo precisa ser bem elaborado e tratado quase que pontualmente, para cada uma das oportunidades oferecidas. Existe um outro lado, ligados a seu temperamento e caráter, a aquele jeitão de ser e reagir a determinadas situações, sejam elas diante de um quadro de normalidade, ou aquelas que envolvam grande stress ou pressão.
Conseguimos através do CV mostrar conhecimentos - base da nossa formação - e o quanto já investimos para fortalecer, dar solidez e consistência a nossa carreira. Falamos também das nossas habilidades, para atuar ou executar multiplas funções, e ainda o que já realizamos e/ou estamos qualificados a fazer. Dessa forma somos contratados pelo que conhecemos e sabemos fazer, e promovidos, esquecidos ou desligados, pela forma como fazemos, ou reajimos ao ambiente.
Ter o melhor CV não lhe garante a vaga. É fundamental mostrar sua disposição em conquistá-la, ser a melhor opção, provar que você vale estar na folha de salários daquela empresa. E nós só conseguimos fazer isso, quando efetivamente fazemos o que gostamos, quando somos investidos de uma intensa paixão, quando estamos em linha com o que existe de mais atualizado naquela assunto, quando estamos dispostos a dar mais por aquela causa, porque é o que acreditamos e queremos fazer.
Todas as vezes que você vai em busca de um emprego, ou de um salário, você estará buscando algo incerto, instável, e que um dia provavelmente não terá. Hoje, e cada vez mais o mercado estará oferecendo um trabalho a ser feito, por um determinado prazo, para aquele que estiver disposto a fazer, e esteja qualificado para isso. Pode ser algo que dure, horas, dias, meses, anos ou a vida inteira, mas você terá que estar disposto e preparado a fazer o que precisa ser feito. Isso se aplica ao mais simples dos trabalhadores, ou mesmo a um executivo. Como diz o nosso último romantico Lulu Santos "tudo passa, tudo sempre passará".
Felizmente nascemos com a capacidade de podermos sempre recomeçar, e isso é o que importa, mas por outro lado nossa vida não á nenhum restaurante a la carte, onde você primeiro come, para depois pagar. Muito pelo contrário, a conta vem antes, e se você quer comer terá sempre que pagar antecipado. Com a gente é a mesma, primeiro você tem que se fortalecer de conhecimentos, habilidades e atitudes, para depois conquistar as melhores oportunidades. Nada acontece de um dia para outro, e sim com base num projeto que você possa estruturar, e todos os dias contabilizar novas conquistas.
Se você acredita em sorte ou azar, em horóscopo, em astrologia, numerologia, no destino, e outras coisas mais, parabéns...isso pode até ajudá-lo, mas indepedente disso, começe a traçar o seu plano de ação. Um plano de ação exige vontade, determinação, humildade, obcessão por alcançar as metas estabelecidas, e saber reconhecer que a cada dia você estará melhor preparado e qualificado para ganhar aquilo que realmente vale e merece. O mercado é rigorosamente justo, e pagará a você exatamente o que merece ganhar. Se pretendes ganhar um salário mínimo, você poderá até ganhar, mas se você pensa em ganhar R$ 30.000,00 p/mês, ou R$ 150,00 p/hora de trabalho, você terá que provar que vale isso.
A primeira etapa do seu plano será rever o que você já fez até hoje. Isso envolve os seguinte pontos de levantamentos, análise e reflexão:
Esse é o passo seguinte: definir onde você quer chegar, o você quer ser, em quanto tempo isso pode se tornar concreto, e principalmente o que está faltando nesse percurso, entre o que você quer ser, e o que que você é atualmente. Não desenho o seu futuro a partir do que você é hoje, mas sim a partir do que você quer ser. Veja se existe consistência em relação ao que falta, tempo e recursos necessários. Siga estes passos:
Escreva suas metas de forma clara, mensuráveis e que sejam entendidas por qualquer pessoa. Saiba o que fazer, porquê fazer, quando precisa fazer, quem pode ajudá-lo; quando irá concluir, e para que irá servir a realização dessa meta. Seja sintético e objetivo naquilo que precisa ser feito por você.Seja ortodoxo nos seguintes aspectos: