O profissional atento a sua carreira precisa usar estratégias mais eficientes para garantir o próprio sucesso e capitalizar as novas oportunidades, esse é o diferencial competitivo. Organizações globalizadas estão exigindo novos valores, novos referenciais e modernas práticas de Gestão.
Um dos fatores mais importante para a retenção de talentos é o ambiente organizacional. Pessoas gostam de trabalhar em empresas onde existem desafios, onde ele é respeitado e aceito, onde o reconhecimento e a recompensa são proporcionais a sua dedicação, contribuição e empenho, e onde existam perspectivas de crescimento profissional.
O clima organizacional reflete a percepção das pessoas no que se refere ao modo como a empresa se relaciona no dia a dia, em decorrência de suas práticas, padrões, procedimentos, valores, comportamentos praticados e percebidos, que traduz a cultura organizacional, que nos faz sentir às vezes mais, outras menos à vontade para permanecer, interagir e sentir parte importante da organização.
A pesquisa de clima, de caráter censitário, procura tirar uma fotografia de um determinado momento retratando de forma analítica o ambiente organizacional. Reflete a percepção dos colaboradores no que diz respeito a um conjunto de fatores previamente escolhidos, que possibilitará à direção da empresa e seus gestores fazer uma avaliação e reflexão dos pontos fortes e pontos de melhoria, para direcionar as ações de recursos humanos, que traduzam em melhorias no ambiente de trabalho.
Dessa forma, a pesquisa de clima é instrumento de gestão estratégica, pois seu resultado pode ter relevantel influência na formulação estratégica e nos desdobramentos de ações decorrentes do planejamento estratégico. Ela não só influencia como também direciona o uso de recursos contribuindo para redução de custos considerados desnecessários, ou de pouco efeito, como também para aumento de foco em geração de receitas decorrentes de maior engajamento e satisfação dos seus colaboradores.
A pesquisa de clima estabelece um canal direto de comunicação entre a direção da empresa e com seus colaboradores. A aplicação da pesquisa aumenta o nível de confiança na relação da empresa com o colaborador, pois é uma forma da empresa dizer "você e sua opinião são muito importantes para nós".
Cabe ao gestor o papel de protagonista na promoção de um ambiente organizacional saudável, que valorize a participação e integração dos colaboradores, que pratique e transmita a visão, missão, valores e objetivos organizacionais, criando um ambiente criativo e inovador. A pesquisa de clima é um aliado para que o gestor possa direcionar suas ações de forma a alcançar melhores resultados e obter um nível maior de satisfação e realização por parte dos colaboradores.
Para garantir credibilidade à pesquisa sua condução e realização serão de responsabilidade da consultoria contratada. Os dados cadastrados são armazenados em base de dados externa e sob responsabilidade da consultoria.
As senhas utilizadas são pessoais, criptografadas, de livre escolha do colaborador. A pesquisa quando realizada via internet, pode ser preenchida por etapas, de qualquer ambiente com acesso a internet. Após a conclusão do preenchimento a senha é bloqueada imediatamente.
Não será consolidado dado atribuído a área, setor, ou dados demográficos, que possa expor o colaborador ou levar a uma possível identificação. Nesses casos, a tabulação será processada em um nível acima, onde o quantitativo de pessoas preserve a identidade dos participantes.
Comentários referentes a questões abertas ou opiniões são cadastrados e classificados por temas e apresentados em relatório específico. A consultoria tratará as informações por tema e realizará reuniões com os patrocinadores da pesquisa para que se possam alcançar os melhores índices de solução.
Os colaboradores terão acesso ao resultado da pesquisa através de informações consolidadas e específicas para a sua área.
A pesquisa de clima, considerando todas as suas etapas, pode ser concluída em prazo inferior a 60 dias, respeitadas as peculiaridades de cada empresa e interesse efetivo dos patrocinadores internos.